sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Entendimentos

(caio silveira ramos)

E o pequeno chegou da escola dizendo que precisava escrever três frases sobre os golfinhos.  A professora tinha dado os endereços de alguns “sites e ele devia pesquisar sozinho.
Quando cheguei à noite, a lição já estava feita. Patricia me chamou de lado e, rindo, apontou: “veja a frase 2”.
No caderno, entre uma informação sobre “ecolocalização” e outra sobre “mamíferos aquáticos”, estava a tal frase:
“Diferente da maioria dos animais, os golfinhos mantêm relações sexuais por prazer”.
Fui até a sala, onde o pequeno brincava. Conversamos sobre a lição e comentamos sobre as outras duas frases. Aproveitei a deixa:
“Essa informação do item 2: você entendeu o que a frase quer dizer?”
“Não, não entendi”.
“Então, por que você escreveu?”.
“Não é uma pesquisa?”.
“Sim”.
“E uma pesquisa não serve pra gente aprender coisas novas?”.
“Sim, mas é importante entender o que se escreve”.
“Então, se você me explicar eu vou entender”.
“Hum...”
“Tenta. Eu vou entender”.
“Tá bem. A frase quer dizer mais ou menos o seguinte: diferente da maioria dos animais, os golfinhos não namoram só para ter filhotes, mas também para ficarem felizes. Da mesma forma que o ser humano. Entendeu?”.
“Viu? Entendi!”.
“O que você entendeu?”.
“Que diferente da maioria dos animais, os golfinhos não namoram só para ter filhotes, mas também para ficarem felizes. Igualzinho aos seres humanos”.
“É, tá certo”.
“Então, posso deixar a frase?”.
“Pode, desde que você escreva com as suas palavras”.
“Bom, a professora pode não entender que eu entendi”.
“Acho até que ela entenderá, sim. E talvez seus colegas até entendam que você entendeu. Mas talvez não entendam muito bem o que frase quer dizer”.
“Hum...Entendi. Vou ver se acho mais alguma coisa sobre os golfinhos: se for mais legal, eu troco a frase”.
E repleto de entendimentos, o menino foi se banhar na sua liberdade.
Da mesma forma que os golfinhos fazem.
Da mesma forma que todo ser humano mereceria fazer.



Ilustração de Maria Luziano - cedida pelo Jornal de Piracicaba
Publicada no Jornal de Piracicaba em 24 de abril de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFINITE-SE: